Meus 3 preferidos do vovô Miyazaki

Em 31.03.2015   Arquivado em Favoritos

Sim, escolher três filmes de um dos meus diretores favoritos vai ser bem complicado, mas, ao mesmo tempo, vai ser fácil. Isso porque eu tenho bem claro na minha cabeça qual é o que vem primeiro. Eu sou aquele tipo de pessoa que não consegue decidir se quer comer hambúrguer ou pizza, e nem ser objetiva com nenhuma das minhas decisões, mas estranhamente eu sei qual é o filme que mais gosto do senhor Miyazaki. Eu adoro os filmes da Ghibli, eles são leves, extremamente lindos, coloridos, e sempre trazem algum tipo de ensinamento. Se você está meio deprê, ou mesmo com aquela preguiça de viver, assista qualquer um dos filmes de Hayao Miyazaki, e, panz, você se sentirá muito melhor e sem pesos na sua alma. Claro que ele também fez filmes mais adultos, com temas mais complicados de lidar, mas até esses mais cabeças são leves e fofinhos. Bom, mas e quais são as minhas escolhas pra você terminar de ler esse post e ir correndo ver, comendo aquela pipoquinha? Acompanhe:

tvde29-porcorosso

Porco Rosso (kurenai no buta): O filme que eu mais gosto dele tem uma vantagem enorme sobre os outro: dá pra assistir dublado! Esse não costuma ser um critério na hora que eu vou escolher um filme, já que eu sempre prefiro o áudio original, mas a dublagem de Porco Rosso é tão bom que conquistou meu coração assim que eu comecei a assistir. Engraçado é que o título no Brasil ficou como “Porco Rosso: O Ultimo Herói Romântico”, até que combina com o filme, viu?!

O filme se passa no período entre as duas guerras, na Italia, e mostra as aventuras e desventuras de Marco Pagot, que tem uma cabeça de porco e corpo de homem e que ganha a vida como caçador de recompensas capturando “piratas do ar” em seu hidroavião, além de participar de corridas com ele, e ainda ajudar uma menininha a realizar seus sonhos de construir seu próprio hidroavião. È muito amor dentro do filme todo.

tvde29-totoro

Meu Vizinho, Totoro (tonari no totoro): Esse, sem dúvidas, é o filme mais fofo da minha lista. Eu amo tudo do Totoro, ele não é a coisa mais fofo do planeta? Essa animação também tem áudio dublado em português e também é muito boa. Aliás esses filmes da Ghibli são bem antigos e alguns deles tinham em fita cassete! Por isso que esses três da minha lista tem versão dublada! Pra vocês terem uma ideia Totoro é de 1988!

Acho que um dos fatos mais legais é que o filme ficou tão famoso que o Totoro virou a mascote do estúdio.

O filme narra a história de um pai e suas duas filhas, Mei e Satsuki, que se mudam para uma cidade do interior para poderem ficar mais perto do hospital em que a mãe das meninas está internada com alguma doença que eu não lembro qual é… Aí, as duas meninas acham o Totoro, o guardião do bosque que beira a casa delas e tudo é uma festa e uma alegria com ônibus em formato de gato (que assusta um pouco).

tvde29-mononokehime

Ele tem motivos para ter medo da sogra!

Princesa Mononoke (Mononoke Hime): O filme mais lindo e mais emocionante que eu já vi feito em animação até hoje! Tudo nesse filme é impressionante. As cores são belas, as animações são fluidas e bem feitas, o roteiro é muito bem escrito e tem uma história comovente e que te ensina muita coisa se você quiser aprender, tudo me deixa de boca aberta. O filme retrata a indiferença dos homens para com os animais e a natureza quando se trata de se tirar recursos minerais da floresta para se viver bem, custe o que custar.

Mononoke Hime é de 1997, mas eu posso dizer que sua veia moral permeia até hoje, e posso dizer que o homem continua fazendo as mesmas coisas, se não pior. È claro que no meio de toda essa guerra de animais da floresta ainda tem uma relação de amor e amizade entre Sam, a Princesa Mononoke que foi adotada por Lobos e Ashitaka, o Príncipe amaldiçoado. Pontos positivos para a animação do Guardião da Floresta, que assim que ele pisa crescem flores pra morrerem em seguida, deve ter dado trabalho fazer essa parte!

Tirando o fato de que eu não sei analisar filmes e nem fazer bons comentários, esses são os três filmes do estúdio Ghibli que eu mais sou apaixonada, mas eu gosto de todos os outros também. Como foi só depois de A Viagem de Shihiro que os filmes do esúdio tiveram um sucesso maior, até pouco tempo não tinha dvds para comprar, mas a Livraria Cultura tem dois box exclusivos, com 6 filmes no total, incluindo esses três que eu citei! Eu espero um dia poder visitar o museu da Ghibli no Japão quando eu for para lá, vai ser um sonho! Qual seu filme favorito do nosso querido vovô? Beijos.